Os três pilares do marketing digital


Em uma era marcada pela forte presença de meios digitais de comunicação, garantir o sucesso de uma campanha publicitária ou de um produto não é tarefa das mais fáceis. Contudo, estes mesmos dispositivos podem potencializar o alcance das ações, graças à aplicação correta dos três pilares do marketing digital.

Os três pilares do marketing digital

Uma boa estratégia de marketing leva em consideração três conceitos importantes: Mídia, Relacionamento e Comércio.

  • Mídia:

os-tres-pilares-do-marketing-digital-003O alcance global da internet e os inúmeros dispositivos tecnológicos desenvolvidos diversificaram as possibilidades de disseminação da mensagem das empresas.

Sites, blogs, redes sociais, campanhas virtuais, eventos, são boas ferramentas de mídia no marketing digital, desde que personalizadas. Caso contrário, a estratégia da empresa se perde em meio a tantas informações difundidas diariamente.

No caso da manutenção de sites próprios, a companhia deve trabalhar não apenas na produção de conteúdo relevante, como também utilizar estratégias que impulsionem sua audiência.Um mecanismo que pode aumentar o número de visitas à página de sua companhia é a geração de leads.

Esta ação busca aumentar a visibilidade da empresa na internet, por meio da utilização de links patrocinados e táticas que elevam seu posicionamento em mecanismos de busca.

  • Relacionamento:

os-tres-pilares-do-marketing-digital-001Apesar da comunicação atual caracterizada pelo imediatismo e agilidade, desenvolver bons canais de relacionamento entre empresa e consumidor é fundamental para que a companhia eleve sua fatia de mercado.

Neste quesito, a internet pode oferecer uma forte vantagem competitiva àquelas empresas que souberem trabalhar com eficiência suas redes sociais, cultivando a interação com o consumidor.

Sua empresa recebeu críticas negativas por parte de um consumidor? Embora a primeira reação de muitas companhias seja se esquivar de uma resposta, a melhor estratégia é tentar entender o problema e oferecer uma solução que agrade o cliente.

Empresas preocupadas com a satisfação dos consumidores costumam ter boa reputação na internet. Quanto mais bem avaliada, maior a possibilidade de bons negócios e melhor o nível de credibilidade online da empresa.

  • Comércio:

Abarcando as demais estratégias, o comércio é o conceito onde pode ser apurado o resultado da aplicação, positiva ou negativa, dos três pilares do marketing digital.

Afinal, uma estratégia de marketing digital eficaz pode trazer bons frutos às empresas, enquanto a utilização equivocada destes três pilares provoca grandes prejuízos a uma marca.

Além dos três pilares citados acima, uma boa campanha de marketing digital deve utilizar também outros recursos, como a atração e a conversão.

No momento da atração, a empresa deve se utilizar de ferramentas de comunicação que chamem a atenção de potenciais consumidores, trabalhando conceitos que destaquem a companhia e a diferencie de seus concorrentes.

O próximo momento crucial para o comércio é apostar na conversão, transformando aquela pessoa que apenas “observa a mercadoria” naquela que fecha a compra e consome seu produto.

É neste momento, do uso da conversão, que o bom relacionamento desenvolvido com interessados em seu produto se converte em mais vendas e aumento da renda.

Ao surpreender um cliente insatisfeito com um posicionamento acima das expectativas, a marca não apenas recupera um comprador como atrai outros.

Embora pareça algo complexo à primeira vista, a aplicação dos três pilares do marketing digital no dia a dia das empresas é mais simples do que muitos imaginam.

Cada uma das estratégias mostradas aqui pode ser trabalhada com ações simples, como o ato de responder um email enviado por um cliente com dúvidas ou um brinde remetido em datas comemorativas pode render bons lucros.

No entanto, a não aplicação destas estratégias pode render resultados negativos. Clientes insatisfeitos propagam este sentimento quase de forma viral. Um comentário pode destruir em segundos uma reputação conquistada com anos de trabalho, já a reconstrução deste prestígio pode levar o dobro do tempo consumido inicialmente.

 Gostou? Compartilhe com seus amigos clicando em um dos links abaixo.

screenshot_2

 

 


Oi, Sou Moura Neves Empreendedor Digital ,Cadastre seu Email e receba dicas de negócios online.E já comece ganhando um Ebook ,inteiramente grátis de um dos melhores treinamentos de negócio Online

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!