Dez gatilhos mentais:como aplicar


Dez Gatilhos mentais são eles que nos influenciam ao Entrar em uma loja, física ou virtual, escolher um determinado produto, coloca-lo em um carrinho e concluir a compra. Apesar de totalmente racional, o ato da compra, não raras vezes, é muito mais guiado pela emoção do que pela razão.

dez gatilhos-mentais

Para aproveitar a influência que o emocional exerce em nosso lado racional, foram desenvolvidas diversas técnicas de marketing, e uma delas que merece destaque é o gatilho mental.

Aposto que você, caro leitor, ao ler estas palavras deve ter se perguntado o que significa este tal gatilho e como ele influencia nossas decisões de compras. Bom, vamos às explicações.

Racional x emocional

Embora o senso comum diga que o cérebro responde por nossas ações racionais e o coração por nosso lado emocional, nossos atos impulsivos são controlados exatamente por nosso cérebro.

Segundo a biologia, nosso lado racional é completamente dominado pelo córtex cerebral, enquanto o sistema límbico responde pelas nossas emoções.

gatilho mental trabalha exatamente nesta frente. Ao “manipular” nossas emoções, ele consegue nos convencer de que um ato puramente emocional foi, na verdade, guiado pela razão.

Técnicas mais usadas

Para fazer com que nosso emocional controle nosso lado racional, os estudiosos em marketing desenvolveram algumas técnicas. Veja abaixo as técnicas mais populares.

Estou curioso

Dentre elas, a mais poderosa e, talvez, eficaz, é despertar a curiosidade do consumidor/ouvinte, para consumir aquele produto/história.

Quem nunca sentiu vontade de experimentar um novo sorvete ou conhecer um novo restaurante após assistir a uma propaganda que apelava para a curiosidade?

Gostei dessa história

Outra ferramenta muito utilizada é a boa construção de uma história. Se analisarmos friamente, cada anúncio veiculado na televisão, por exemplo, possui uma história, criada e pensada para mexer com nosso emocional e nos levar a consumir o produto exposto.

Um bom exemplo? Aves de Natal e panetones. Os produtos, sempre expostos diante de uma mesa farta e com todos os familiares felizes ao redor, desperta nossas emoções mais profundas, a vontade de estarmos reunidos com aqueles que amamos.

Para nosso cérebro, embebido por esta cena, ao consumir aquele produto, teremos contato com aquele universo familiar tão agradável. Então, vamos às compras.

Você realmente domina o assunto

dez gatilhos-mentais

Ao assistirmos uma vídeo-aula, um tutorial, ou lermos uma entrevista com algum especialista, somos naturalmente atraídos pela capacidade que aquela pessoa tem de dominar o assunto tratado no texto/vídeo.

Quanto mais exemplos a fonte nos fornece de que realmente tem conhecimento do que fala, mais nosso emocional nos leva a confiar e ter como verdade absoluta aquilo que nos está sendo transmitido, mesmo que não haja tanta verdade no conteúdo apresentado.

Poderia antecipar o assunto?

Ahh, o poder da antecipação…Sem dúvida, um recurso poderoso, afinal uma mudança na entonação da voz, uma frase, uma palavra colocada no final de cada frase desperta não só a curiosidade como o interesse no consumidor daquele produto em folhear mais uma página, assistir mais um vídeo, acompanhar mais uma palestra.

Quando bem empregada, a antecipação não apenas prende a atenção como é capaz inclusive de aumentar o número de consumidores do seu produto, via propaganda boca a boca. Que o digam as inúmeras resenhas de filmes e livros que povoam a internet todos os dias.

Gostaria de mais informações

Apesar de inusitado, a escassez de informações tem, quando trabalhada de forma a ativar os gatilhos mentais corretos, o poder de aumentar a curiosidade do internauta sobre o assunto. Não raro, ouvimos que, em algumas circunstâncias, menos é mais.

Apesar da aura de manipulação que os cerca, os gatilhos mentais não são utilizados apenas para nos convencer a comprar aquela roupa ou consumidor aquele produto. Estas estratégias, quando bem utilizadas, podem evitar que tomemos decisões equivocadas com uso apenas da emoção. Afinal, a emoção, travestida de razão, faz muito mais sentido, não acham?

Gostou? Compartilhe com seus amigos clicando no link abaixo.

Resiliencia


Oi, Sou Moura Neves Empreendedor Digital ,Cadastre seu Email e receba dicas de negócios online.E já comece ganhando um Ebook ,inteiramente grátis de um dos melhores treinamentos de negócio Online

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!